21, 22 e 23 de novembro de 2017 • Centro de Convenções de João Pessoa • Paraíba
Com o desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação, a Educação a Distância (EaD) passou a fazer parte da realidade educacional brasileira. As exigências cada vez maiores da formação profissional fazem com que essa modalidade esteja em franco crescimento, ofertando novos cursos. Assim, no II Encontro de Educação a Distância (EEAD), estudantes, tutores, professores e coordenadores de cursos em EaD terão a oportunidade da convivência presencial em oficinas , mesa redonda
e palestras
. Nesta edição, o EEAD integra a programação da 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será realizada no Centro de Convenções de João Pessoa, na capital paraibana.
O II EEAD é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino por meio da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, que hoje oferta cursos técnicos, superiores, de pós-graduação e projetos de extensão na modalidade a distância. A seguir serão apresentadas todas as informações sobre o evento e, para informações adicionais, entre em contato por meio dos seguintes canais: e-mail: eead@ead.ifpb.edu.br e telefone: 83 3612-9719.
Durante três dias, os inscritos no II EEAD poderão participar de todas as palestras, da mesa redonda e, opcionalmente, de uma das oficinas apresentadas na programação abaixo. Para mais informações sobre as atividades desta programação, clique no título delas.
21 de novembro, terça-feira
14h00-14h15 Abertura
14h15-16h00 Palestra "Educação a Distância: possibilidades para a democratização do ensino" (Atualizado em 20/11/2017)
16h15-18h00 Palestra "Educação híbrida na perspectiva inclusiva e os processos de sua institucionalização"
22 de novembro, quarta-feira
08h00-12h00 Oficina "As TIC na sala de aula: uso de ferramentas abertas"
08h00-12h00 Oficina "Fundamentos da educação a distância: linhas gerais e práticas no IFPB"
08h00-12h00 Oficina "Material didático impresso para EaD: a experiência do curso de Letras do IFPB"
08h00-12h00 Oficina "O papel dos atores de cursos a distância do programa da UAB-IFPB – práticas no gênero Fórum: criação, acompanhamento, avaliação"
08h00-12h00 Oficina "TCC em EaD: práticas de pesquisa a distância"
23 de novembro, quinta-feira
08h00-09h45 Mesa Redonda "Design da sala de aula virtual para o novo perfil do aluno de EaD"
10h00-11h45 Palestra "Ensino a distância e o direito autoral"
11h45-12h00 Encerramento
O II EEAD é uma oportunidade de apresentar e destacar assuntos atuais e emergentes no âmbito da Educação a Distância para a comunidade acadêmica. Nas palestras desta edição, serão abordados temas como institucionalização e direito autoral. Confira abaixo as palestras e conheça um pouco mais sobre seus palestrantes.
Educação a Distância: possibilidades para a democratização do ensino
(Atualizado em 20/11/2017)
Palestrante: Monica Maria Pereira da Silva (IFPB)
Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Possui mestrado em Linguística (2008) pelo mesmo programa e graduação em Letras (2004) pela Universidade Federal da Paraíba. Atua como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no campus João Pessoa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, especialmente no curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância. É autora do livro Novo Acordo Ortográfico: Comentado e Ilustrado e da coleção Mais saber- Ensino Médio publicados pela Editora Grafset. Dedica-se, entre outros trabalhos, ao de Designer Instrucional do material didático e do ambiente virtual de aprendizagem Moodle no curso de Letras do IFPB.
+Informações
A palestra tem por objetivo abrir um espaço de reflexão acerca do papel da Educação a Distância (EaD) no processo de democratização do ensino. Partiremos do entendimento de que a EaD possibilita ampliar a atuação do sistema de ensino, não apenas no sentido espacial, mas também devido ao perfil diversificado dos estudantes, seja pela idade, pela formação ou até pela acessibilidade aos recursos midiáticos. Nesse sentido, traçaremos um diálogo que tem como fio condutor a ideia da EaD como uma forma de oportunizar a democratização do ensino, tornando-o menos restrito aos que estão geograficamente mais distantes dos centros educacionais, assim como de ofertar cursos diversos e coerentes com as necessidades e demandas sociais.
Educação híbrida na perspectiva inclusiva e os processos de sua institucionalização
Palestrante: Klaus Schlünzen (UNESP)
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com estágio de pós-doutoramento na Universitat de Barcelona. Foi bolsista Produtividade em Pesquisa PQ de 2006 a 2009. Atualmente é Coordenador Adjunto do Núcleo de Educação a Distância da UNESP e professor efetivo do Departamento de Estatística e do programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. Foi Diretor Acadêmico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática na educação, tecnologias de informação e comunicação, educação a distância e aprendizagem organizacional.
+Informações
Construir uma sociedade mais justa e democrática implica necessariamente um processo de grandes mudanças, principalmente no entendimento e na concepção do que se transformarão os ambientes de aprendizagem em um futuro muito próximo. Pensar em uma escola inclusiva e que usa as tecnologias digitais em seu cotidiano é enxergar um dos cenários mais desafiadores para professores, gestores e para a comunidade em geral. Assim, o objetivo da palestra é dialogar sobre este cenário e as possibilidades que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) oferecem para promover o processo de inclusão, em uma perspectiva construcionista, contextualizada e significativa. Destaca-se a necessidade de um trabalho intervencionista na academia que forma os futuros educadores, com o uso impregnado das tecnologias na sua prática docente e com estratégias e recursos que permitam ao professor trabalhar com as diferenças em uma escola inclusiva e digital. É com essa perspectiva que conseguiremos alavancar o processo de institucionalização da educação híbrida e alcançar resultados que tragam esperança para os que anseiam por novos tempos e espaços de aprendizagem.
Ensino a distância e o direito autoral
Palestrante: Carolina Panzolini (Min. Cultura)
Mestrado (em andamento) em Propriedade Intelectual pela Universidade de Brasília (2017/2018) e mestrado na área de Propriedade Intelectual (Direito Autoral) pela Universidade de Londres (Kings College) (2012/2013). Especialista em Direito Autoral pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI): curso avançado sobre Direitos de Autor e Direitos Conexos organizado pela OMPI e pela Sociedade Geral de Autores e Editores da Espanha (SGAE), realizado em novembro de 2016, na cidade de Madri (Espanha); especialista em Propriedade Intelectual pela OMPI: curso de Direito Autoral avançado (2012: duração um mês) (curso presencial em Estocolmo – Suécia); especialista em Política Regulatória pela Universidade de George Washington, School of Business, em Washington-EUA (2011); correspondente voluntária da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil; voluntária na Sociedade de Direito Autoral de Nova York; membro da Comissão de Propriedade Intelectual (Direito Autoral) da Ordem dos Advogados do Brasil/DF; especialista em Negociação Internacional (Organização Mundial de Propriedade Intelectual e acordos bilaterais); professora de Direito Autoral no Saber Direito – TV Justiça – Supremo Tribunal Federal; professora de Direito Autoral no Instituto Serzedello – Tribunal de Contas da União; professora de Direito Autoral no TV Justiça Superior Tribunal de Justiça – Cidadão; colunista em Propriedade Intelectual, nas seguintes mídias: Rádio RBG (Rádio de Londres), Gazeta News (Jornal da Flórida-EUA), The Brasilians (Nova York), Migalhas (site jurídico brasileiro), Jota; especialista em Direito Autoral pela Fundação Getúlio Vargas (2011); pós-graduada pela Escola Superior da Magistratura do DF em 1999 (Reciclagem das Carreiras Jurídicas); pós-graduada em Direito Constitucional e Administrativo pelo Instituto de Direito Público (IDP) em Brasília (2004); pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade do Centro de Ensino Unificado de Brasília (2001/2002).
+Informações
A palestra se propõe a apresentar noções suficientes de Direito Autoral no espectro do ensino a distância, de forma que a audiência possa desenvolver um senso crítico sobre a matéria ao utilizar ou criar obras intelectuais no desenvolvimento de suas atividades, com segurança e em conformidade com os preceitos legais vigentes. Além disso, visa conferir instrumentos para que os presentes possam expandir sua produção criativa ao identificar com clareza os limites apresentados pelo Direito Autoral, a fim de evitar o uso indevido das obras intelectuais com o desiderato educacional, seja no ambiente físico ou no digital. Será uma oportunidade de apresentar os principais conceitos sobre Direitos Autorais no que pertine ao ensino a distância, os principais marcos legais, citação de exemplos concretos, a posição brasileira sobre o tema, experiências internacionais relevantes e eventuais exceções e limitações à incidência da proteção ao Direito Autoral. Por fim, o propósito é estabelecer um diálogo rico, técnico e atrativo com a audiência presente, de maneira a agregar valor a sua atividade diária seja como consumidor, seja como produtor de conteúdo na área educacional, sob a modalidade a distância.
O II EEAD também é uma oportunidade para debater sobre os desafios e as experiências exitosas em Educação a Distância. Nesta edição, serão abordados temas relativos a experiências em ambientes virtuais de aprendizagem. Confira abaixo a mesa redonda e conheça um pouco mais sobre seus debatedores e mediador.
Design da sala de aula virtual para o novo perfil do aluno de EaD
Participantes
+Informações
Nos últimos anos, a EaD conquista alunos mais jovens. Essas novas gerações veem a EaD como "natural", e não como "inovação", conforme era há 20 anos. Também tivemos avanços significativos na tecnologia e na aplicação de novas metodologias. Assim, esta mesa redonda tem como foco os desafios contemporâneos na EaD e a importância do design da sala da aula virtual para atender ao novo perfil do aluno virtual, o qual, com seus smartphones, revolucionam a didática e os conteúdos do setor.
O II EEAD abre aspaço para a troca de experiências práticas e para o aprofundamento das discussões acerca do uso de métodos e técnicas mais bem adaptados para os ambientes de aprendizagem virtuais.
Fundamentos da educação a distância: linhas gerais e práticas no IFPB
Ministrante
+Informações
Público-alvo: professores, tutores e outros profissionais cujas atividades estejam relacionadas com a educação a distância, em seus aspectos genéricos, e sua aplicação em cursos dessa modalidade no IFPB.
Objetivos: atualizar práticas pedagógicas relacionadas ao ensino a distância, por meio de novas possibilidades no uso de recursos tecnológicos na plataforma Moodle. Objetivos específicos: 1) discutir sobre as atuais práticas metodológicas aplicadas nos cursos a distância do IFPB, com o objetivo de avaliar sua produtividade e/ou possibilidade de atualização; 2) incentivar a proposição de técnicas e/ou metodologias de ensino, a partir de ferramentas e recursos do Moodle, com o objetivo de melhorar a prática docente e, consequentemente, a atuação e aprendizagem do aluno dos cursos oferecidos pelo IFPB.
Programação: apresentação dos cursos; breve apresentação dos recursos da plataforma Moodle; discussão/avaliação sobre o uso de recursos e ferramentas do AVA; proposição de outras formas de atividades pedagógicas, acompanhadas, se necessário, de propostas de capacitação do corpo docente.
Carga horária: 4h • Vagas: 30
TCC em EaD: práticas de pesquisa a distância
Ministrante
+Informações
Público-alvo: professores e alunos envolvidos na educação a distância ou que tenham interesse em aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento dessa modalidade, em especial sobre o desenvolvimento de pesquisa em EaD.
Objetivos: apresentar estratégias de interação que auxiliem no desenvolvimento de pesquisas em cursos a distância; discutir o funcionamento do Trabalho de Conclusão em Cursos (TCC) a distância; observar a Educação a Distância como campo de pesquisa; compartilhar as experiências do TCC de Letras do IFPB.
Programação: o curso será dividido em três momentos. No primeiro, será apresentado um panorama sobre o funcionamento do TCC de Letras a distância, momento no qual também será realizada uma reflexão sobre as vivências com este trabalho. No segundo momento, serão apresentadas as principais dificuldades apontadas por estudantes e professores durante o processo de construção do TCC. Nesse momento, será possível refletir sobre a configuração do TCC na Educação a Distância, sobre a pesquisa realizada a distância e ainda sobre o papel da interação no desenvolvimento da pesquisa na EaD. Por fim, no terceiro momento, serão apresentadas estratégias interativas que podem ser utilizadas durante a construção do TCC, a partir de apontamentos sobre recursos didáticos que possibilitam a interação a distância.
Carga horária: 4h • Vagas: 30
As TIC na sala de aula: uso de ferramentas abertas
Ministrantes
+Informações
Público-alvo: professores e demais interessados nas possibilidades de uso das ferramentas abertas da Google: Classroom, Docs, Drive e Hangouts.
Objetivos: propiciar um momento de apresentação e experimentação de algumas das ferramentas abertas Google e o uso no contexto educacional. Objetivos específicos: 1) apresentar a ferramenta Google Classroom; 2) apresentar a ferramenta Google Docs; 3) apresentar a ferramenta Google Drive; 4) apresentar a ferramenta Google Hangout.
Carga horária: 4h • Vagas: 30
O papel dos atores de cursos a distância do programa da UAB-IFPB – práticas no gênero Fórum: criação, acompanhamento, avaliação
Ministrante
+Informações
Público-alvo: professores, tutores e demais interessados na discussão e reflexão sobre a função dos profissionais envolvidos com educação a distância, em especial no funcionamento do gênero Fórum.
Objetivos: propiciar um momento de discussão e reflexão acerca das atribuições de cada agente participante da educação a distância, em especial professores e tutores e, a partir desse perfil, discutir sua atuação em Fóruns. Objetivos específicos: 1) refletir sobre o papel do professor, do tutor presencial, do tutor a distância e do aluno quando participantes de cursos dessa natureza; 2) identificar os procedimentos acadêmicos e pedagógicos na proposição, realização, acompanhamento e avaliação de fóruns.
Programação: no primeiro momento, será realizada uma breve enquete sobre o grau de conhecimento dos participantes quanto ao papel dos agentes citados nos objetivos acima. A seguir, será feita uma exposição acompanhada de discussão com o grupo sobre esses papéis e sua importância no desenvolvimento de uma disciplina e no processo de aprendizagem do aluno de EaD. Em um terceiro momento, será realizada uma aplicação prática, em laboratório com 15 computadores, a fim de que os participantes criem, acompanhem e avaliem um fórum, sob uma perspectiva real. Finalmente, será feita a avaliação de todo o processo, buscando identificar o que pode e deve ser melhorado em nossa prática diária com alunos de cursos a distância do IFPB.
Carga horária: 4h • Vagas: 30
Material didático impresso para EaD: a experiência do curso de Letras do IFPB
Ministrantes
+Informações
Público-alvo: professores e demais interessados na discussão e reflexão sobre material didático impresso para a educação a distância.
Objetivos: propiciar um momento de discussão e reflexão acerca da elaboração do material didático impresso para a educação a distância. Objetivos específicos: 1) analisar o material didático impresso do curso de Licenciatura em Letras a distância do IFPB; 2) apresentar a proposta metodológica utilizada pelo IFPB, especificamente, para o curso de Licenciatura em Letras a distância; 3) apresentar cada etapa e seus respectivos responsáveis do processo de produção do material do curso de Licenciatura em Letras a distância.
Programação: no primeiro momento, será realizada uma atividade em grupo que consiste na análise do material didático impresso (MDI) do primeiro período do curso de Letras a distância do IFPB, objetivando promover a percepção das especificidades, tanto da linguagem como da estrutura, que envolvem o MDI para essa modalidade de ensino. No segundo momento, abordaremos aspectos introdutórios sobre material didático para EaD, tais como as especificidades da linguagem presente no MDI. Pensando nas concepções que categorizam os gêneros textuais como produto das manifestações da linguagem, bem como pelo que preconiza os princípios da EaD, apresentaremos exemplos que contemplem a linguagem na perspectiva dialógica e interativa esperada para o MDI proposto para EaD. No terceiro momento, serão apresentadas as características e organização do MDI do curso de Letras a distância do IFPB, bem como o quadro que esquematiza o desencadeamento metodológico para a sua elaboração, com base na constituição das seções e na definição do quantitativo de páginas a partir da carga horária e da distribuição do conteúdo programático. Por fim, no último momento, para entender melhor como se dá o processo de produção do MDI desse curso, apresentaremos cada etapa e seus respectivos responsáveis com o objetivo de que seja observada a complexidade do processo, bem como o reconhecimento dos diferentes papéis dos agentes de produção.
Carga horária: 4h • Vagas: 30
Comissão organizadora:
Clóvis Luiz de Amorim Filho; Demetrius Oliveira Gomes; Erick de Moura Urbano; Francisco de Assis; Jésseka Carla de M. Feitosa; Maria Tatiane de Souza Brito; Rafael X. Leal; Raquel Ribeiro Diniz; Thiago Pereira Torres